quinta-feira, 13 de maio de 2010

Fotográfo - Robert Doisneau (1912-1994)

Embora a fotografia mais conhecida de Doisneau seja "O Beijo do Hotel de Ville", tirada em Paris em 1950 e transformada em um pôster que rodou o mundo três décadas depois, ele se destacou mesmo como um expert em registrar

Nascido nas cercanias de Paris e formado profissionalmente como litógrafo, a carreira por trás da câmera teve início em 1934, como fotógrafo industrial da montadora Renault.

O emprego era bom, mas ele acabou demitido por suas constantes ausências --em vez de enquadrar os carros na linha de montagem, Doisneau perambulava pelas ruas de Paris atrás de gente.

Durante a ocupação alemã, o fotógrafo colaborou com a Resistência e, em 1944, registrou a libertação de Paris, em cuja campanha conheceu Henri Cartier-Bresson. Cinco anos depois, assinou contrato com a Vogue, revista para

A partir daí, Doisneau dedicou-se à carreira independente de 'fotógrafo de rua', registrando formosos beijos, a vida nos cafés, os cabarés e os subúrbios de Paris.

Membro destacado da escola humanista francesa, ele também foi um fiel colaborador da agência Rapho. Morreu em 1994, na cidade de Paris, cuja ternura eternizou na maior parte dos 145 mil negativos que compõem o seu acervo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário